Como a instabilidade do dólar pode afetar seus anúncios?

Se a variação do dólar te faz associar apenas em relação à finanças, calma que tem mais coisa em jogo além do puro sumo da economia – e isso inclui a forma como você distribui seus anúncios online.

Mas antes de responder ao título desse artigo, vamos recapitular a história por trás disso tudo: desde o final de 2022, a instabilidade do dólar continua deixando o mercado sem perspectiva de ajustes concretos, e isso também tem afetado as empresas digitais.

Com a pandemia da Covid, as pessoas perceberam a importância de estar tanto no setor offline quanto online, acelerando a entrada de muitas empresas neste nicho e, consequentemente, gerando uma constante queda dos engajamentos pelo simples fato de que a maioria das contas passaram a anunciar no Instagram, Facebook e Google.

Só que anunciar no digital não é tão simples quanto parece. Apenas apertar no botão azul não resolve a baixa entrega do seu conteúdo.

ESSE CONTEÚDO TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL EM VÍDEO:

Mas o que o dólar tem a ver com isso?

Todas as plataformas as quais criamos campanhas de marketing digital são dolarizadas. Ou seja, apesar da grande maioria realizar as cobranças em moeda local, a conversão é feita em dólar. Sendo assim, além da concorrência desenfreada, que muitas vezes inflaciona o mercado por não saber otimizar o CPC (Custo por click ou custo por conversão), ficar atento ao câmbio se torna mais do que necessário.

Isso porque cada vez que o dólar sobe, o valor mínimo para investir na sua campanha também progride, deixando o anúncio mais caro. Dependendo do quanto você está investindo, podem ser poucos reais de diferença ou podem ser algumas centenas ou até milhares.

Então se você tem uma campanha rodando a muito tempo com o valor mínimo diário de impulsionamento abaixo do preço cotado para o dólar atual, aqui vai uma dica: revise sua campanha e faça um balanceamento entre os pontos positivos e negativos para enxergar se há algum problema.

Se ao perceber que o anúncio não está sendo impulsionado da forma como você gostaria, deixando de alcançar o público-alvo, talvez seja a hora de calibrar ($$) um pouco mais! Todas as plataformas de anúncio online funcionam como um leilão, calculado a campanha a partir da qualidade do conteúdo e o preço investido nele.

Compartilhe