Você sabe quem é o seu cliente ideal? Saber quem é a persona da sua marca é fundamental para criar uma estratégia de marketing eficiente.
Para traçar o caminho ideal que o seu lead irá percorrer, o primeiro passo é através da persona: uma representação fictícia do cliente ideal para o seu negócio que reúne características como idade, gênero, profissão, interesses, entre outras.
A partir da criação da persona, é possível mapear comportamentos e traçar uma ação de marketing ideal para o seu lead percorrer e você conseguir uma conversão.
A importância da persona para sua estratégia de marketing
A persona ajuda a personalizar sua mensagem e torná-la mais eficaz. Com ela, você poderá criar ações de marketing mais direcionadas, que realmente atinjam o público que você deseja alcançar. Além disso, a persona pode ajudá-lo a identificar novas oportunidades de negócios, uma vez que você conhecerá melhor as necessidades e desejos do seu público-alvo.
Mas se você ainda tem algumas dúvidas sobre o que é uma persona e qual a importância de criar uma persona para sua marca, basta clicar no link a seguir: gridestrategia.com.br/blog
Agora que você já está por dentro do assunto, finalmente chegou a hora de saber como colocar em prática:
Como criar a persona da sua marca
Entender quem é o seu público é menos complicado do que parece, e a gente pode lhe ajudar a trilhar esse caminho através de algumas perguntas-chaves, como:
- Se você pudesse imaginar uma pessoa que tenha interesse nos seus produtos, como ela seria?
- Quais são os seus hábitos? Rotina de trabalho, horário de dormir, lazer etc.
- Quais seus objetivos? Pode ser algo momentâneo ou a longo prazo.
- Quais os desafios que esta pessoa está enfrentando no dia a dia (seja no âmbito profissional ou pessoal)?
- O que ela costuma consumir em termos de conteúdo?
- Quais as plataformas que ela está presente?
Não necessariamente você vai ter apenas um tipo de persona. Afinal, podem existir representações diferentes dentro do recorte do público de cada empresa. Então fique a vontade para criar mais de uma persona caso faça sentido para o seu negócio.
No início pode parecer um pouco complicado responder todas essas perguntas, mas esse passo é imprescindível para alinhar as suas estratégias de negócio e o produto que você está criando com o seu potencial cliente. Pode ter certeza que no futuro você não vai se arrepender de ter passado por isso aqui!
Como utilizar a matriz de persona
A matriz de persona é uma ferramenta útil para ampliar e construir a sua persona de forma mais ampla e prática. Utilize-a para complementar as informações que você já possui e garantir que a sua persona esteja o mais completa possível.
Para ampliar e construir a sua persona de forma mais ampla e prática, gostaríamos de indicar uma ferramenta para lhe ajudar nesse processo, confira a Matriz de Persona da Grid.
Colocando em prática
Agora que você já sabe como criar a persona da sua marca, é hora de colocar em prática. Analise as respostas que você obteve e crie a sua persona. Com ela em mãos, você poderá criar ações que se encaixem perfeitamente na sua empresa.