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TOP OF MIND OF MIND: O que é isso?

Saiba como conquistá-lo no seu mercado

Quando você pensa em “lã de aço”, “lâmina de barbear” ou “refrigerante”, qual marca vem à sua mente? Provavelmente as mesmas marcas que a maioria das pessoas lembram. Essas marcas são as primeiras em suas categorias na mente do consumidor e ocupam o lugar de Top Of Mind.

O Top of Mind é uma pesquisa de mercado que identifica as marcas mais lembradas pelos consumidores em uma determinada categoria de produtos ou serviços. Essas marcas têm um Share of Mind tão grande que estão presentes na memória dos consumidores, tornando-se sinônimos do próprio produto.

Share of Mind é um conceito que mede a lembrança e a associação que os consumidores têm de uma marca em relação às outras marcas que atuam no mesmo mercado. 

Esse conceito é importante porque na maioria das vezes, o Share of Mind é um indicador prévio do Share of Market, que é a porcentagem de vendas ou faturamento que uma empresa detém em relação às outras empresas do mesmo setor.

As empresas que conseguem ter uma alta participação na mente dos consumidores tendem a ter uma vantagem competitiva em relação às outras empresas, pois são mais lembradas na hora da decisão de compra. 

Por isso, muitas empresas investem em estratégias de marketing e branding para aumentar o seu Share of Mind e conquistar a preferência dos consumidores em relação às outras marcas do mercado.

O Top of Mind e o Share of Mind estão relacionados, pois se uma marca é muito lembrada, é mais provável que ela tenha uma participação maior na mente das pessoas em relação às outras marcas. O design gráfico, o marketing digital e todas as outras estratégias de branding se combinam para alcançar esse resultado.

No contexto do marketing digital, as empresas podem utilizar diversas estratégias para aumentar sua presença online e se tornar a marca mais lembrada pelos consumidores. Isso inclui a produção de conteúdo relevante, campanhas de publicidade online e branding, além da análise de dados e métricas específicas para monitorar a percepção dos consumidores em relação à marca.

A relação entre o Top of Mind e o design está no fato de que a percepção dos consumidores sobre uma marca é influenciada por diversos fatores, incluindo o design. Um bom design pode ajudar a construir a identidade visual da marca, transmitir seus valores e diferenciais de forma clara e impactante, além de melhorar a experiência do usuário com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Para aumentar o Share of Mind da sua marca, é preciso investir em esforços de marketing, trabalhar o branding, fortalecer a presença nas redes sociais, desenvolver gatilhos mentais e reforçar a relação com seu público. Se tornar uma marca Top Of Mind é o grande prêmio, e aumentar o Share Of Mind é o primeiro passo para alcançá-lo.

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