O processo de rebranding é algo que muitas marcas passam, em algum momento de sua existência.
Mas, espera aí! Você sabe o que é branding? A gente te explica! É uma série de estratégias que levarão sua marca às alturas e que vão muito além da parte visual: usamos estratégias para que sua marca crie conexões com o consumidor que, inconscientemente, influencia na decisão final do público.
O rebranding, então, é quando essas estratégias precisam ser atualizadas e repensadas para reposicionar uma marca no mercado com base na percepção do consumidor.
Por envolver muita estratégia e atenção, é preciso saber o momento ideal para realizá-lo: (1) Quando a visão da empresa e o posicionamento atual não estão em sintonia (2) Quando deseja mudar de nicho (3) Se sua marca passar por uma crise de má reputação.
Um exemplo de rebranding de sucesso foi o da marca de cerveja Skol. A marca assumiu os posicionamentos antigos machistas da sua comunicação e redesenhou completamente o branding: “o passado não nos representa mais”. Agora a Skol se mostra em sincronia com mudanças de cenário e assuntos relevantes, adotando a chamada “redondo é sair do seu quadrado”.
E exemplos não faltam: além da Skol, diversas grandes marcas tiveram de passar por um processo de rebranding para se manterem relevantes. Avon, Havaianas, Mc Donald’s e diversos outros gigantes já passaram por reposicionamentos.
Marcas são organismos vivos. Com o tempo e as mudanças do mercado e do seu público, o marketing do seu negócio precisa evoluir junto. Para ter uma marca forte no mercado, conte sempre com o apoio de quem entende do assunto.
A GRID está aqui para fazer sua marca decolar! 🚀 Converse com nosso time!