Chat GPT e os desafios da Inteligência artificial para o Marketing 

Será que o programa vai acabar com o marketing e o mundo do trabalho como nós conhecemos?

Segundo Elon Musk, Yuval Noah Harari, Steve Woz e mais de 1.300 especialistas e cientistas do mundo da tecnologia que assinaram uma carta aberta à humanidade, sim!

Todos os principais canais de notícias divulgaram a carta assinada por empresários, pesquisadores e autoridades que pedem a paralisação imediata das pesquisas e, consequentemente, do avanço da Inteligência Artificial (AI).

Essa ferramenta vem revolucionando e popularizando a AI, que até então parecia algo distante ou como nós gostamos de expressar, “coisa de filme”. Muitos se surpreenderam, mas talvez por não estarem atentos aos avanços tecnológicos que estão surgindo (inclusive movimentos anti tecnológicos ao redor do mundo também). 

Há quase uma década, houve declarações de diversos cientistas e pessoas ligadas a esse mercado, alguns deles até se tornando reclusos após perceberem o potencial do que estavam desenvolvendo. Porém, foram julgados por estarem elaborando algo fora da realidade na época e tratados como alienígenas!

Filmes, livros e outros gêneros artísticos retratam esse movimento a décadas e, de acordo com a indústria, tudo não passa de ficção científica e criatividade ao extremo dos roteiristas de Hollywood. Então fica o questionamento: onde estavam esses especialistas e empresários todos esses anos que não perceberam o movimento revolucionário da AI?

A Inteligência Artificial tem sido implantada há bastante tempo, seja por tecnologias de voz, a internet das coisas ou a popularização do digital com o avanço dos celulares. Todos nós temos computadores nas palmas das mãos e toda essa facilidade transformou o mundo do marketing e das vendas. Você consegue imaginar a sua vida sem celular ou até mesmo sem internet? 

Em 2022 a justiça brasileira bloqueou o WhatsApp por 2 dias e varejistas relataram milhões de reais em perdas. Esse é o mundo de hoje e que teve um empurrãozinho da pandemia, acelerando ainda mais a relação do homem com as tecnologias.

Agora chega o CHAT GPT e coloca uma camada extra de tensão neste debate. Afinal, a AI vai destruir o mundo, a humanidade e o marketing? Bem, o marketing como conhecemos certamente sim! A praticidade da ferramenta e a adesão em massa por diversos segmentos da economia nos diz que ela veio para ficar. 

Será um grande desafio para profissionais do mercado de comunicação se manterem criativos e construindo conteúdo de qualidade que não sejam superados por essa ferramenta. Isso nos dá sinais claros de que algumas profissões serão afetadas pela inteligência artificial, da mesma forma que a datilografia e os cocheiros tiveram que se adaptar à chegada dos carros e computadores.

Mais uma vez, os avanços tecnológicos e sociais empurram a humanidade para reinvenção dela mesma, encerrando modelos econômicos ultrapassados que resistem em se atualizar.

Compartilhe