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Estratégias que mudaram o mundo: Navio Tartaruga

Yi Sun-Sin e o navio tartaruga

Se você gosta de aventuras históricas e marketing mas ainda não conhece o case do “navio tartaruga”, já está mais do que na hora de saber. Vem com a gente!

Voltando entre o século XV e XVI, temos a seguinte situação: a Coreia estava sofrendo ataque do Japão, que detinha uma armada infinitamente superior em relação ao número de navios, soldados e armamentos, preocupando muito o comandante naval coreano Yi Sun-sin – pois a previsão era de dez navios japoneses para cada navio coreano. Entendendo que havia uma ampla desvantagem, o comandante utilizou de uma ferramenta significativa: a criatividade!

Yi Sun-sin analisou os navios inimigos e percebeu que o ângulo de ataque era de cima para baixo, pois os navios japoneses eram mais altos que os coreanos. Então ele se recordou de um antigo projeto sem registros escritos de um navio “fechado”, que hoje conhecemos por uma carapaça do convés ou o famoso navio tartaruga (que era uma revolução para a época)!

Percebendo o potencial deste projeto, o capitão coreano o reformulou acrescentando canhões na proa e popa, tradicionais canhões laterais e um adorno inusitado: uma cabeça de dragão na frente do navio com um lança chamas que aterrorizava quem o via chegando.

A partir da reformulação desse projeto, Yi Sun-sin conseguiu criar uma máquina de guerra perfeita para se defender da Coreia e destruir mais de 30 navios da frota japonesa, fazendo com que o restante do batalhão recuasse e garantisse ao comandante não apenas a vitória, mas um reconhecimento secular!

ESSE CONTEÚDO TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL EM VÍDEO:

Afinal de contas, ele nunca perdeu uma batalha, e reza a lenda que nunca perdeu um navio sequer para os inimigos, possibilitando a paz na península coreana nos anos que o sucederam.

Mas o que essa história tem a ver com estratégia de marketing?

Você percebeu que o comandante Yi Sun-sin avistou um problema, analisou seus concorrentes, as dificuldades do mercado e através dessa curiosidade conseguiu resolver seu problema pensando fora da caixa? Esses pontos são o que podemos chamar de uma estratégia de marketing criativa!

Ao invés de entrar em pânico com notícias apocalípticas e ficar com medo da frota de dificuldades que estão prestes a te atacar, lembre-se que não há guerra perdida! O que você precisa fazer é analisar as oportunidades, escolher a melhor forma de ataque e criar alternativas criativas e inovadoras para sair dessa situação. Afinal, se o capitão tivesse repetido as mesmas táticas já conhecidas, provavelmente a sua história não seria um marco, mas sim um fato como qualquer outro da época.

Olhe para as suas estratégias de marketing como Yi sun-sin! Se você é pequeno e não consegue combater de igual para igual, qual a estratégia que você pode criar para fazer diferente e vencer? Pense nisso!

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